ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Popper e o "falsificacionismo"

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

O vídeo tem como objetivo o entendimento da epistemologia falsificacionista de Karl Popper, em diálogo com o positivismo de Auguste Comte e o empirismo lógico do Círculo de Viena.




O material se divide em duas partes: 1) Um resgate dos argumentos do empirismo, em especial da doutrina positivista de Comte e do Círculo de Viena, indicando aproximações e distanciamentos da filosofia da ciência de Popper; 2) A epistemologia elaborada por Karl Popper, a partir da ideia de "falseabilidade" ou "falsificacionismo". 

Acesse também:

As referências que fundamentam o vídeo são: HAHN, Hans; NEURATH, Otto; CARNAP, Rudolf. A concepção científica do mundo – O Círculo de Viena. Cadernos de Historia e Filosofia da Ciência, 10, 1986, p. 5/20; OLIVA, Alberto. Ciência e ideologia: Florestan Fernandes e a formação das Ciências Sociais no Brasil. Porto Alegre: EdiPUCRS, 1997; POPPER, Karl. A miséria do historicismo. São Paulo: Edusp, 1980; POPPER, Karl. La lógica de la investigación científica. Madrid: Editorial Tecnos, 1971; POPPER, Karl. Lógica das Ciências Sociais. São Paulo: Editora Tempo Brasileiro, 1979.
.