ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 2 (17)

América do Sul, Brasil,

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Podcast do Coletivo - Episódio 2

 

Podcast do Coletivo 🎙

Episódio 2, Julho 2025 - "Ninguém vive sem música":
educação, música e temas polêmicos

Escute pelo link:

Nesse segundo episódio, exploramos uma questão espinhosa e muito atual: os sentidos da música no cotidiano da juventude, seus atravessamentos com a escola e os debates públicos sobre moral e liberdade de expressão.

Tudo isso vem à tona com o caso recente da prisão do MC Poze do Rodo, que reacendeu polêmicas sobre o funk, os e as artistas das periferias, o papel da arte e os limites entre liberdade de criação, moralidade e respeito às leis.

Será que a escola deve abordar esses temas? Como a música participa da formação das juventudes? Que potências pedagógicas há na rima, no ritmo, na batida que educa, mas, para muitas pessoas, também incomoda?

Entrevistas com:
- Família Artesanal, Sabrina Brito, @sabrinadreads;
- Negra Jaque, Jaqueline Pereira, @negrajaqueoficial;
- Mone Poetisa, @mone_poetisa;
- Cristiano Bodart, @cristianobodart.


quarta-feira, 9 de julho de 2025

Reunião de Julho

 

Encontro mensal 💫

Na tarde de ontem ocorreu o encontro mensal do coletivo, momento em que realizamos um balanço das atividades do semestre, projetamos atividades futuras e ajustamos os últimos detalhes para a nossa participação no Eneseb e no Congresso Brasileiro de Sociologia.


terça-feira, 8 de julho de 2025

Publicação de dossiê

 


Dossiê no ar! 💥

Acesse em:

Síntese: Em tempos de refluxo democrático, marcados pela intensificação das desigualdades, pela captura corporativa das políticas públicas e pela retórica de ódio que atravessa nossos territórios, a educação insiste em se afirmar como “ato político”, tal como propunha Paulo Freire. O dossiê "Educação e Democracia na América Latina" nasce do imperativo de reunir vozes críticas que, partindo de experiências latino-americanas diversas, interrogam o presente e projetam futuros democráticos possíveis. À semelhança de outras experiências editoriais que têm buscado responder aos impasses contemporâneos da democracia, buscamos articular investigações históricas, estudos empíricos e proposições epistemológicas insurgentes, que assumem como denominador comum a necessidade de reinventar a democracia a partir da práxis educativa.