ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 2 (17)

América do Sul, Brasil,

terça-feira, 17 de junho de 2025

Reunião de Junho do coletivo



Encontro mensal 💥

Além de informações gerais, o encontro desse mês teve como pauta principal a organização de evento presencial e online sobre Sociologia, Educação e Ensino, previsto para o segundo semestre de 2025.

Vem novidade por aí! ✨️


sexta-feira, 13 de junho de 2025

Artigo: Práticas pedagógicas de docentes de Sociologia iniciantes na profissão



Artigo publicado! 📝

Link para o texto completo:
https://abre.ai/caprara-pinheiro-raupp

O Prof. Bernardo Caprara (PPGS/UFRGS), coordenador do nosso coletivo, e os(as) integrantes Júlio Jardim Pinheiro e Giovana Raupp dos Santos, estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS, publicaram artigo no periódico Debates em Educação (UFAL).

O texto examina e analisa como docentes de Sociologia na Educação Básica, iniciantes na profissão, entendem as suas práticas pedagógicas, nas dimensões da elaboração, da execução e da avaliação, no contexto do Rio Grande do Sul (RS).

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Podcast do Coletivo Sociologiartesanal: Educação e tecnologia no Censo Escolar



Lançamento do podcast! 💫💥

Escuta lá! > https://abre.ai/sa-podcast1

🎙 O coletivo sociologiartesanal apresenta o episódio piloto do seu podcast mensal, abordando a temática da tecnologia na educação, a partir de um olhar sociológico.

🎧 Com a apresentação do Prof. Bernardo Caprara e a participação de Pedro Bonifácio, estudante da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS, e Micaela Severo Jessof, doutoranda no PPGS/UFRGS, abordamos a restrição e o uso pedagógico do celular nas salas de aula da escola básica.

💬 Neste episódio, entrevistamos o Prof. Rafael Barros, da Seduc/RS e da Rede La Salle, também mestrando no PPGS/UFRGS, e a Profa. Dra. Sara Zarucki Tabac, da UNIFAL.

🎚 A edição do episódio foi realizada pelo nosso mago da técnica Lucas Schmidt, estudante da Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS.


segunda-feira, 2 de junho de 2025

Integrante do coletivo ministra aula no PPGS/UFRGS


Atividade acadêmica 💫

Weslley Moraes, estudante de Mestrado e integrante do coletivo, ministrou aula sobre a Sociologia de Pierre Bourdieu em disciplina do PPGS/UFRGS.