ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 1 (16)

América do Sul, Brasil,

LEIA ANTES!



Este espaço tem como objetivo divulgar as criações, produções e práticas do projeto de ensino, pesquisa e extensão "oficina de sociologiartesanal", vinculado ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq), ao Departamento de Sociologia (DESOC) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Antes de carregar esse objetivo, de 2008 até 2024, este site registrava as produções do Coordenador Geral do projeto, Prof. Bernardo Mattes Caprara. Dessa forma, todas as postagens que antecedem o mês de setembro de 2024 são unicamente de sua resposabilidade e não se relacionam de maneira direta com o atual projeto "oficina de sociologiartesanal".

Optamos por manter o material disponível, fazendo essa ressalva quanto à autoria, tendo em vista o acúmulo de conteúdo e sua historicidade, como uma forma de valorizar a trajetória do seu autor. Abaixo é possível fazer a leitura das diretrizes do site de 2008 até 2024.

Equipe do projeto oficina de sociologiartesanal.
Porto Alegre, primavera de 2024.

---

O objetivo deste blog é falar sobre Ciências Sociais. Isso significa compartilhar materiais, por vezes, próximos ou mesmo pertencentes ao campo científico da Sociologia e suas áreas irmãs, a Antropologia, a Ciência Política e, ouso dizer, a Filosofia; por outro lado, é importante sublinhar que não existe ambição de equiparar-se a uma revista científica, de ordem acadêmica. A ambição aqui é seguir como um espaço de divulgação da Sociologia e das Ciências Sociais, em contato reflexivo com a realidade da vida coletiva contemporânea. 

Cabe dizer que este espaço tem a função paralela de ofertar uma ferramenta de apoio ao ensino de Sociologia, seja no âmbito da Educação Superior, da educação Técnica/Profissionalizante ou da Educação Básica. Com a velocidade da transformação e da disseminação das novas tecnologias, sobretudo com o alcance da internet, o ensino das ciências, a sua produção e divulgação não podem ficar de fora de um universo tão profícuo para a disseminação de informações e saberes.

Cientistas Sociais lidam com desafios o tempo todo: opiniões, ideologias, distorções, falácias, determinismos... Há diversas formas de produzir significado sobre a vida humana em sociedade competindo com o conhecimento que fundamenta a nossa atuação profissional. O próprio conhecimento científico das relações sociais não escapa dessas influências, e muito menos as pessoas/cientistas - elas mesmas integrantes das sociedades humanas que investigam. Além disso, há de se ter clareza de que outras matrizes de conhecimento possuem muito valor.

Diante de todas essas questões, é preciso ousadia e dedicação para afirmar uma ciência social crítica, rigorosa e criativa - uma sociologiartesanal, como indica o neologismo que representa a sociologia que desejo praticar. Além do mais, demanda tempo, condições materiais adequadas, estudo, maturidade; domínio do que foi e é pesquisado e teorizado sobre múltiplos temas que se inter-relacionam; domínio das bases filosóficas sobre o ser e o conhecimento; e domínio dos artefatos metodológicos disponíveis, da estatística à etnografia.


Penso numa sociologiartesanal que esteja o tempo todo enfrentando os desafios ontológicos, epistemológicos e metodológicos que atravessam a produção do conhecimento nas Ciências Sociais. Procurando rigor, pluralidade, criticidade e criatividade, na produção e divulgação do conhecimento, os desafios que requerem ousadia podem se concretizar na defesa das Ciências Sociais e de sociedades mais democráticas, livres, sustentáveis e com oportunidades para todos.

Para o melhor acesso aos conteúdos deste blog, os marcadores temáticos localizados à direita da tela delimitam os tipos de materiais disponíveis. Postagens com os marcadores "SOCIOLOGIA" ou "CIÊNCIAS SOCIAIS" restringem-se a abordagens mais fieis ao contexto da produção sociológica no meio acadêmico. As postagens aglutinadas nesse grupo estão dentro da pretensão de compartilhar pesquisas, ensaios e ideias interessantes para o crescimento do conhecimento sociológico do leitor.

Há, ainda, muitos conteúdos situados no âmbito de um exercício reflexivo mais amplo e aberto, orientados por uma miríade de marcadores diversos. Comentários sobre autores, devaneios sobre os trópicos. Ensaios e escritos paralelos ao ofício principal do editor deste blog. Uma narrativa do mergulho diário nas ruas, nas instituições, nos espaços públicos e privados. Uma leitura da vida social em pequena escala. 

Por fim, o objetivo deste blog também é levar um pouco do pensamento sociológico ao público geral, independente dos predicados que os leitores possuam. Se hoje o título do blog tem mais a ver com a orientação que a Sociologia do seu editor está tomando no tempo presente, a meta que balizava o título do blog nos últimos 12 anos segue em pé: buscar uma "sociologia popular" não significa dizer que "tudo é Sociologia" ou "qualquer coisa é Sociologia", mas que se pretende divulgar as teorias, os conceitos e os resultados das pesquisas e teorias sociológicas, qualificando o debate público acerca das principais questões da vida em sociedade.

Bernardo Mattes Caprara
25 de julho de 2020.