SOCIOLOGIA EM CONSTRUÇÃO / ANO 12

América do Sul, Brasil,

LEIA ANTES!




Antes de iniciar a navegação pelo blog, considera-se crucial para
uma boa compreensão dos seus conteúdos a leitura atenta do esclarecimento abaixo.

O objetivo deste blog é falar sobre Ciências Sociais. Isso significa compartilhar materiais, por vezes, próximos ou mesmo pertencentes ao campo científico da Sociologia e suas áreas irmãs, a Antropologia, a Ciência Política e, ouso dizer, a Filosofia; por outro lado, é importante sublinhar que não existe ambição de equiparar-se a uma revista científica, de ordem acadêmica. A ambição aqui é seguir como um espaço de divulgação da Sociologia e das Ciências Sociais, em contato reflexivo com a realidade da vida coletiva contemporânea. 

Cabe dizer que este espaço tem a função paralela de ofertar uma ferramenta de apoio ao ensino de Sociologia, seja no âmbito da Educação Superior, da educação Técnica/Profissionalizante ou da Educação Básica. Com a velocidade da transformação e da disseminação das novas tecnologias, sobretudo com o alcance da internet, o ensino das ciências, a sua produção e divulgação não podem ficar de fora de um universo tão profícuo para a disseminação de conhecimentos.

Cientistas Sociais lidam com desafios o tempo todo: opiniões, ideologias, distorções, falácias, determinismos... Há diversas formas de produzir significado sobre a vida humana em sociedade competindo com o conhecimento que fundamenta a nossa atuação profissional. O próprio conhecimento científico das relações sociais não parece escapar dessas influências, e muito menos as pessoas/cientistas - elas mesmas integrantes das sociedades humanas que investigam. Além disso, há de se ter clareza de que outras matrizes de conhecimento possuem muito valor.

Diante de todas essas questões, é preciso ousadia e dedicação para afirmar uma ciência social crítica, rigorosa e criativa - uma sociologiartesanal, como indica o neologismo que representa a sociologia que desejo praticar. Além do mais, demanda tempo, condições materiais adequadas, estudo, maturidade; domínio do que foi e é pesquisado e teorizado sobre múltiplos temas que se inter-relacionam; domínio das bases filosóficas sobre o ser e o conhecimento; e domínio dos artefatos metodológicos disponíveis, da estatística à etnografia.


Penso numa sociologiartesanal que esteja o tempo todo enfrentando os desafios ontológicos, epistemológicos e metodológicos que atravessam a produção do conhecimento nas Ciências Sociais. Procurando rigor, pluralidade, criticidade e criatividade, na produção e divulgação do conhecimento, os desafios que requerem ousadia podem se concretizar na defesa das Ciências Sociais e de sociedades mais democráticas, livres, sustentáveis e com oportunidades para todos.

Para o melhor acesso aos conteúdos deste blog, os marcadores temáticos localizados à direita da tela delimitam os tipos de materiais disponíveis. Postagens com os marcadores "SOCIOLOGIA" ou "CIÊNCIAS SOCIAIS" restringem-se a abordagens mais fieis ao contexto da produção sociológica no meio acadêmico. As postagens aglutinadas nesse grupo estão dentro da pretensão de compartilhar pesquisas, ensaios e ideias interessantes para o crescimento do conhecimento sociológico do leitor.

Há, ainda, muitos conteúdos situados no âmbito de um exercício reflexivo mais amplo e aberto, orientados por uma miríade de marcadores diversos. Comentários sobre autores, devaneios sobre os trópicos. Ensaios e escritos paralelos ao ofício principal do editor deste blog. Uma narrativa do mergulho diário nas ruas, nas instituições, nos espaços públicos e privados. Uma leitura da vida social em pequena escala. 

Por fim, o objetivo deste blog também é levar um pouco do pensamento sociológico ao público geral, independente dos predicados que os leitores possuam. Se hoje o título do blog tem mais a ver com a orientação que a Sociologia do seu editor está tomando no tempo presente, a meta que balizava o título do blog nos últimos 12 anos segue em pé: buscar uma "sociologia popular" não significa dizer que "tudo é Sociologia" ou "qualquer coisa é Sociologia", mas que se pretende divulgar as teorias, os conceitos e os resultados das pesquisas e teorias sociológicas, qualificando o debate público acerca das principais questões da vida em sociedade.

25 de julho de 2020.


* * *

Bernardo Caprara / Sociólogo e Professor / CV Lattes