ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lester Salamon e o Terceiro Setor


O professor Lester Salamon (saiba mais), da John Hopkins University, proferiu palestra, nesta terça (22/05), na Universidade Federal do Rio GrImagem retirada do sítio http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ed/Lester_M._Salamon.jpg/220px-Lester_M._Salamon.jpgande do Sul (UFRGS). Atendendo ao convite do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS), o pesquisador supracitado detalhou os resultados dos seus estudos sobre a sociedade civil sem fins lucrativos ao redor do planeta.

O estadunidense ressaltou que, no início, a dificuldade de trabalhar com dados fieis sobre o terceiro setor era muito latente. Os organismos de grande porte responsáveis por organizar as estatísticas não conseguiam contemplar a complexidade da temática. Teimoso, como o próprio Salamon se definiu, depois de muita estrada foi convencendo, com suas pesquisas, os referidos organismos, e eles passaram a prestar mais atenção ao assunto.

A ideia partiu da convicção de institucionalizar nos sistemas de estatísticas nacionais os dados referentes ao terceiro setor e ao voluntariado. De todo o trabalho, surgiram várias publicações, entre elas um manual capaz de fornecer orientações para definir o que é e como encontrar o terceiro setor, a sociedade civil sem fins lucrativos e o voluntariado.

Além disso, Salamon declarou que quase a metade do trabalho em Organizações Não-Governamentais (ONG's), cerca de 40%, está constituída em trabalho voluntário e não se encontrava em nenhuma estatística vinculada ao PIB dos países estudados. Relatou, também, que o grupos conservadores dos Estados Unidos utilizavam o voluntariado como argumento para pregar a não interferência do Estado na economia.