ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Para que serve a tua Sociologia?

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

Há perguntas que me tiram o sono. Na semana do dia do Sociólogo, em que foram publicadas avaliações de Universidades e Pós-Graduações brasileiras, uma delas voltou a me afligir. Singela, carrega muita polêmica: “Para que serve a tua Sociologia?”. Não penso que todo saber precise servir para alguma coisa. Mesmo assim, a questão me incomoda. Final de ano, hora de balanços.

As pesquisas da Sociologia e da Antropologia aqui da UFRGS situam-se entre as melhores do país. É o que dizem as avaliações nacionais. Fato importante, um reconhecimento ao trabalho de qualidade exercido por docentes, discentes e funcionários. Digno de comemoração, sim. Sobretudo por se tratar de um espaço acadêmico público e gratuito, localizado fora do eixo Rio-São Paulo.

No entanto, subjazem críticas que precisam aflorar. É inegável o padrão industrial adotado no âmbito do fazer científico vigente, o que fomenta um clima de alta competitividade e de fragmentação exagerada do conhecimento. Fatias e mais fatias de “achados” concorrem na corrida dos currículos oficiais. Por vezes, os próprios rigores teóricos e metodológicos fundamentais nas ciências ficam em segundo plano, dada a obrigatoriedade das produções em série.

Considero de extrema relevância o saber científico. Aposto minhas fichas nesse jogo. Porém, no auge da minha superficialidade, acho pouco perante a complexidade do real. Tento fazer uma Sociologia que dialogue com outros saberes. Que seja capaz de acessar públicos distintos daqueles que possuem os predicados das Ciências Sociais. Uma Sociologia das, nas e para as ruas.

* Acho que essa perspectiva que tento seguir na minha prática profissional cotidiana faz algum sentido. Pelo menos para o CNPq. Na capa do site do conselho para o desenvolvimento de ciência e tecnologia, chama-se um link para "popularização da ciência". Lá, diz-se o seguinte, com todas as letras: "Popularizar o conhecimento científico é contribuir para o desenvolvimento social e a ampliação da cidadania". Quem sabe...

.