Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor
Sociólogo e Professor
“Gods of the Modern World”, painel 15 da série “The Epic of American Civilization”, pintado pelo mexicano José Clemente Orozco (1883-1949), entre 1932 e 1934, inspira a reflexão sobre o papel do saber e do conhecimento na vida humana. A obra, localizada na Baker Library*, no Dartmouth College, em Hanover (EUA), tem me prendido a atenção e me feito pensar no cotidiano da atividade de professor.
Penso no que Max Weber chamou de “especialistas sem espírito”, frutos da racionalização constante da vida, em que a educação e o conhecimento podem servir mais para treinar do que para qualquer outro desígnio. Penso e me repenso. Penso, ainda, em um dos livros que estou lendo, “O mestre ignorante”, do filósofo francês Jacques Rancière. Dá pra deixar de ser um “explicador” de conteúdos, um embrutecedor do saber e das pessoas, para buscar a emancipação e a liberdade, através da motivação para conhecer?
* Vale fazer uma visita virtual na obra completa, direto da Baker Library, nesse link: http://www.dartmouth.edu/digitalorozco/app/.
.
.