ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

terça-feira, 5 de abril de 2016

Gods of the Modern World

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

Gods of the Modern World, de José Clemente Orozco

“Gods of the Modern World”, painel 15 da série “The Epic of American Civilization”, pintado pelo mexicano José Clemente Orozco (1883-1949), entre 1932 e 1934, inspira a reflexão sobre o papel do saber e do conhecimento na vida humana. A obra, localizada na Baker Library*, no Dartmouth College, em Hanover (EUA), tem me prendido a atenção e me feito pensar no cotidiano da atividade de professor.

Penso no que Max Weber chamou de “especialistas sem espírito”, frutos da racionalização constante da vida, em que a educação e o conhecimento podem servir mais para treinar do que para qualquer outro desígnio. Penso e me repenso. Penso, ainda, em um dos livros que estou lendo, “O mestre ignorante”, do filósofo francês Jacques Rancière. Dá pra deixar de ser um “explicador” de conteúdos, um embrutecedor do saber e das pessoas, para buscar a emancipação e a liberdade, através da motivação para conhecer?

* Vale fazer uma visita virtual na obra completa, direto da Baker Library, nesse link: http://www.dartmouth.edu/digitalorozco/app/.

.