ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

sábado, 2 de julho de 2022

Um retorno para casa

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

Na quinta, dia 30 de junho, eu parei nos corredores do IFCH e tirei uma foto, minutos antes de dar a minha primeira aula como professor do Departamento de Sociologia da UFRGS. Que loucura tá sendo esse rolê! Tá passando um filme de muitas temporadas na minha cabeça!

Na verdade, vêm à tona muitas memórias, histórias e um caminhão de momentos. O mais louco é que a primeira pessoa conhecida que encontrei no Campus do Vale foi a professora que lecionou a primeira aula que tive como estudante de graduação. Dessas coisas que a vida apronta.

Tudo teve início no dia do vestibular, comigo, com o Quico, com o Estêvão (vulgo "Pescador", à época), com a Mari e mais uma galera desconhecida fazendo as provas. Era 2005 e eu não fazia ideia do que iria rolar na minha vida profissional. Eu só queria muito estudar Ciências Sociais numa universidade pública, gratuita e de qualidade.

A vida girou sem parar, desde então. Eu me aventurei pela docência, me apaixonei por esse troço e segui na pesquisa acadêmica, pensando a educação pelas lentes sociológicas. Vieram as escolas, do Rosales e do Carlos Pinto ao Ernestão, e depois o IF e a UFFS. Aprendi e cresci muito nessa jornada que remonta a diversos agradecimentos.

Aí, um dia, deu a liga de voltar para casa. Retornar ao Vale, ao lugar onde tudo começou. Aquele guri que chutou todas na mesma letra nas "exatas" do vestibular hoje se vê como um adulto realizando um sonho que jamais tinha sequer ousado sonhar. E eu que tantas vezes me senti meio pá, inseguro, que nem um vira-lata, sem fé no futuro, só desejo seguir a caminhada com entusiasmo e alegria.