ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Educação e uma sociologia viva

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

Na quarta passada terminaram as aulas da disciplina de teoria sociológica que eu lecionei nesse semestre, na universidade em que trabalho. Eu queria ter escrito ontem sobre o quão incrível foi aprender e ensinar com essa turma fora de série, mas a vida me atropelou e eu fui tomado por mais uma das tretas do cotidiano docente.

Ao conseguir respirar fundo, voltei a lembrar das noites de encontros agitados que começaram na véspera da morte da minha mãe. Têm coisas na vida que não se explicam, apenas são como são. Acabei revivendo meus quase 14 anos de docência. Durante esse período, tive muitas turmas nas quais se formou uma comunidade de aprendizagem engajada em praticar com atenção as diversas atividades propostas por mim, o praticante mais experiente. Considero isso uma baita alegria, porque nem sempre rola.

Com essa galera, agora, nesse 2022/2, a gente experimentou a sensação de que a educação é, sim, uma possibilidade real - mesmo nestes tristes trópicos. Finalizamos nossa jornada coletiva buscando entender a nossa própria história e a realidade social em que estamos inseridos, a partir dos conceitos e teorias que estudamos. Só que isso foi apenas uma parte do que aconteceu conosco. Sinto que construímos, texto após texto, aula após aula, troca após troca, saberes e conhecimentos que podem servir como energia para ajudar a encantar e dar sentido às nossas vidas.

Em tempos de tentativas de sequestro do futuro por parte do extremismo de direita, com suas armas e políticas de morte, a gente propôs vida, alegria, envolvimento e sabedoria. Contra a precariedade da existência e também o elitismo, rejeitamos a máquina de moer gentes e seus fanáticos e capangas. Oferecemos acolhimento e sensibilidade a quem se fez presente na experiência pedagógica. Juntos, misturados, coloridos, diversos, dispostos a somar, compreender e dialogar. Fizemos uma sociologia viva.