ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 2 (17)

América do Sul, Brasil,

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Oficina de material didático

 

No dia 15 de abril, terça-feira, nosso coletivo realizou uma oficina presencial sobre materiais didáticos para a Sociologia Escolar.

O Prof. Bernardo Caprara (UFRGS) iniciou as atividades destacando elementos fundamentais para criações didático-sociológicas, articulando-as com teorias antropológicas da aprendizagem.

Depois, a Profa. Eduarda Bonora Kern (SEDUC/RS e Pref. São Leopoldo/RS) situou seu processo prático de construção de aulas e metodologias de ensino, dialogando com uma perspectiva histórico-crítica de educação.

Por fim, a estudante de Licenciatura em Ciências Sociais e Bolsista de Iniciação Científica do coletivo, Ana Clara Marquez (UFRGS), apresentou o jogo pedagógico elaborado durante seu estágio de docência. No material, a tarefa é reconstruir uma cidade que passou por uma catástrofe climática.