Giovana Raupp dos Santos, Bacharela e Licencianda em Ciências Sociais na UFRGS, integrante do nosso coletivo, publicou um artigo com Hiago da Silva Jardim e Michael Prado de Souza.
📌 O trabalho decorre da experiência na disciplina de Estágio de Docência em Ciências Sociais I, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de suas vivências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O estudo investiga a percepção de adolescentes de escolas públicas em Viamão e Porto Alegre (RS), com base em entrevistas e observações realizadas entre 2024 e 2025.
🔍 Principais achados:
>A escola é vista como meio de preparação para o futuro, especialmente para o mercado de trabalho;
>A Universidade aparece como um caminho possível, mas não obrigatório;
>A função social da escola vai além do conteúdo: ela se relaciona com os projetos de vida e expectativas sociais dos(as) jovens.
📖 Leia o texto completo em: https://doi.org/10.20873/VISAOESC