ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

quinta-feira, 7 de abril de 2022

MEU NOVO LIVRO: Um enorme passado pela frente - Memórias do Brasil, de 2013 a 2018

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

Bernardo Caprara e o livro "Um enorme passado pela frente"
 

Depois de um ano de trabalho editorial e quase nove de escrita e preparação, ficou pronto o meu primeiro livro. Minha sensação é de alegria: eu contei as histórias que, na época, eu queria contar.

Ele não é um livro acadêmico. Minha intenção foi registrar divagações em forma de memórias do que eu senti e pensei sobre o que aconteceu no Brasil. Ele também é o primeiro fruto de alguém que gosta de escrever.

Dos dias em que comecei os textos até hoje, muita coisa aconteceu. Esse país já não é mais o mesmo. Eu já não sou mais o mesmo. Parte do que senti e redigi já não bate com o que sinto e penso agora. E assim a vida segue em transformação.

O que me permanece é a crítica do buraco em que nos metemos; o repúdio ao autoritarismo oligárquico que jamais nos abandona; e a busca por construir caminhos possíveis para o que a gente tem de melhor, inventando vida a driblar tantos perrengues.

Permanece também o encanto pelas miudezas do cotidiano. Pelo melhor Marvin Gaye tocando e por poder oferecer a minha presença, talvez até confusa, mas leal e intensa, aos parceiros e parceiras de vida. Porque a causa é legítima, e o que será, será, é nóis, vâmo até o final!