ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Judith Butler e os "problemas de gênero"

Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

As desigualdades de gênero estão na pauta do dia nos debates acadêmicos e políticos. Há uma variada gama de posições, perspectivas e abordagens sobre o tema, dialogando de modo interdisciplinar e lidando com diferentes questões.

Judith Butler publicou, em 1990, a obra “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade”, livro que gerou forte impacto nos grupos feministas e nas discussões sobre gênero. Butler questiona a distinção entre sexo e gênero, colocando em suspeição a ideia de que o sujeito do feminismo recai com exclusividade sobre as mulheres.

Para a autora, as instâncias reguladoras de poder impõem uma heterossexualidade compulsória e forjam um discurso dominante, fixando as identidades de gênero. Seu argumento pretende, ao criticar essa dinâmica, abrir caminhos para possibilidades de construções variáveis das identidades, buscando incluir lésbicas, transexuais e intersexuais.

Assim, Butler sublinha o caráter construído socialmente de todas as identidades. Isso problematiza teorias que operam com a categoria “mulher/mulheres” enquanto sujeitos privilegiados da luta política pela igualdade de gênero. Rejeitando essencialismos, não seria apropriado conceber esse sujeito político em termos estáveis ou permanentes.