ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

sábado, 9 de junho de 2012

Homenagem a Antônio F. Pierucci


Infelizmente, a morte chegou para um dos grandes sociólogos brasileiros. Antônio Flávio Pierucci (saiba mais), então professor da USP, faleceu vítima de um infarto na sexta-feira (08) do presente mês. O sociólogo paulista tinha 67 anos e, além de professor da USP, haviado pesquisado para o CEBRAP e desde 2001 oImagem reproduzida do sítio http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/12160356.jpegcupava o cargo de Secretário-Geral da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência.

Seus principais estudos giram em torno da Sociologia da Religião. A melhor edição do clássico “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (na opinião do editor deste blog), de Max Weber, publicada no Brasil, carrega a organização de Pierucci. Como homenagem a este grande cientista e pensador, indicamos a leitura de um dos seus artigos, intitulado “De olho na modernidade religiosa”, cujo primeiro parágrafo encontra-se abaixo e o link para a leitura completa também.

Como a sociologia em relação à modernidade, assim a sociologia da religião só tem cabimento se for capaz de uma sociologia da modernidade religiosa. É a convicção epistemológica que sustento e me sustenta como especialista.


Continuar leitura…