ABORDAGEM ARTESANAL, CRÍTICA E PLURAL / ANO 16

América do Sul, Brasil,

terça-feira, 8 de julho de 2014

Sociologia no ensino médio: livros para apoio aos educadores e educadoras

Eduarda Bonora Kern
Professora de Sociologia*
Editora do blog Sociologia em Teste

Se tantas vezes a rotina e a estrutura escolar é opressora, embrutecedora e emburrecedora é necessário buscar formas de não perder a energia e a esperança que na medida que o tempo passa, por vezes parecem nos boicotar. Para resgatá-las, muitas vezes temos que reafirmar para nós mesmos aquilo que queremos e acreditamos. Quase um mantra para tentar não ceder a tantas pressões, afinal, é muito mais fácil ser BAUMAN & MAY. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Editora Zahar.um professor relapso que dá sempre as mesmas aulas, automatizado, que não se questiona, que não reflete sobre os problemas que enfrenta, que não se desacomoda.

Com certeza, estudar não é a única forma de se desacomodar e re-encantar a prática. Mas ajuda a manter aquela insatisfação necessária acesa que pode nos dar ferramentas para pensar caminhos de ação dentro das estruturas que vivemos. É necessário muita utopia, convicção e vontade para buscar.

Em tempos de Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio  (no RS), para os/as professores/as das redes estaduais, pode parecer "chover no molhado" falar em formação. Nosso tempo de hora atividade, nesse quesito, está sendo obrigatoriamente direcionado para o estudo desses cadernos, o que na lógica dos gestores educacionais tem um fundamento, porém, tira nossa autonomia para decidir como queremos fazer nossa formação.

Logo, tudo que fizermos "a mais", é esforço a mais, é tempo a mais, é acreditar a mais. E o acreditar a mais que nos dá disposição de fazer a mais da nossa carga horária e sem, tantas vezes, valorização.

Abaixo seguem alguns livros com reflexões sobre aprender e ensinar Sociologia, alguns mais teóricos, outros com artigos e outros com sugestões didáticas que podem ajudar nosso processo formativo-criativo, assim como naquela motivação que às vezes tira uma folga.

Continuar leitura…

.

* Licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS e Bacharelanda da mesma instituição. Especialista em Informática na Educação na PUCRS. Foi bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) de 2009-2010. Atualmente é professora de Sociologia na rede municipal (EMEF Paulo Beck) e na rede estadual (IEE Pedro Schneider) de São Leopoldo.

.